© 2019 Por Itajubá Consulting Club.

Processos Seletivos: Quesitos eliminatórios em processos seletivos

Você sabe quais são os quesitos considerados eliminatórios pelos recrutadores durante a maioria dos processos seletivos?

Pensando em esclarecer essa dúvida trouxemos uma recentemente pesquisa realizada pela empresa de consultoria em Recursos Humanos, Robert Half, que tinha como intuito principal, identificar quais são os aspectos notados nos candidatos logo na primeira etapa do processo seletivo que fazem com que sejam reprovados.

O resultado da pesquisa (feita no formato de sondagem), foi divulgado na 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), sendo listados em 8 tópicos abaixo:

📌

Perceber que o candidato mentiu no currículo (33%); 📌 Identificar que o candidato não se encaixa na cultura e no clima da empresa (23%); 📌 Quando o candidato não demonstra interesse na vaga (12%); 📌 Quando o candidato fala mal da empresa/empregador anterior (12%); 📌 Quando o candidato não sabe se comunicar (9%); 📌 Quando o candidato não sabe ouvir (6%); 📌 Perceber que o candidato não se preparou para a entrevista (3%); 📌 Outros motivos (2%).

Diante desses resultados, é válido ressaltar que com exceção da questão de incompatibilidade com o clima e cultura da empresa, todos os outros aspectos citados pelos recrutadores podem ser trabalhados para melhorar seu desempenho nas entrevistas de emprego e possibilitar que você avance para as próximas etapas do processo seletivo. É muito importante ser honesto ao expor suas habilidades, controlar suas emoções e repensar seus objetivos antes de se candidatar a determinada vaga de emprego.

▶️ E aí? Curtiu entender um pouco sobre o funcionamento dos processos seletivos? Para saber mais e ter acesso a vários conteúdos como este, nos acompanhe nas redes sociais.

#Consulting #Empresarial #Unifei #ProcessoSeletivo

1 visualização